quinta-feira, 24 de setembro de 2009

IV Semana Municipal de Ciências e Tecnologia integra SNCT 2009

Em 1937, o dramaturco e poeta Bertold Brecht apostava numa nova obra que ganharia destaque no seu “teatro épico’ com o texto de “Galileo Galileu” (Leben des Galilei, em alemão), que foi encenado entre os anos de 1937 até 1943. Esta obra ganha os palcos recifenses entre os dias 28 e dia 02 de outubro próximo, na programação da IV Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, organizada pelo CECINE e a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Recife, e que integra a SNCT 2009 (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia).

Esta montagem é realizada pela Cia. de Teatro Paulista, sob direção de Edhnaldo Reys, e será encenada no Teatro Apolo, de segunda a quinta às 11h, 14h30 e 19h30, e na sexta (dia 02), às 17h. Mas, com o tema “Recife – Berço da Astronomia das Américas”, a programação da IV Semana Municipal de Ciência e Tecnologia ainda contemplará palestras, apresentações teatrais e oficinas a serem realizadas nos teatros Apolo e Hermilo Borba, além de visitas ao observatório da Torre Malakoff. Essas ações acontecem de segunda (dia 28) até sexta (dia 02), das 9h às 11h e das 14h às 20h30.

De acordo com a Gerente de C&T da Diretoria de Apoio à Inovação Tecnológica, Gilca Sobral, o objetivo da iniciativa (instituída na forma de Lei Municipal 17.253, em setembro de 2006) é divulgar e popularizar a ciência entre a população através de ações sócio-culturais e educativas. Este ano, a IV Semana Municipal de Ciência e Tecnologia terá como foco principal o ano internacional da astronomia e, por isso, realiza eventos em homenagem aos quatro séculos das observações do céu feitas por Galileu Galilei e da construção do primeiro observatório das americas em 1638 por George Marcgraf, pintor, cartógrafo, aquarelista, astrônomo, naturalista e desenhista alemão que integrou a comitiva de Maurício de Nassau no Século XVI.

“Para nós, a grande realização da IV Semana Municipal de Ciência e Tecnologia será a mobilizado a população, em especial crianças e jovens da cidade do Recife, em torno de atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a inovação e a popularização do espírito científico. Contribuindo, assim, para o desenvolvimento e progresso da ciência”, ressalta Sobral. Nesses cinco dias de atividades, terão oportunidade de acompanhar esta iniciativa no Teatro Apolo 287 pessoas, sendo 200 alunos provenientes da rede pública de ensino e 87 público geral. Nas oficinas, participarão 350 alunos por tópico, enquanto se beneficiarão da visita ao Observatório da Torre Malakoff 200 alunos por visitação. Ao todo, a IV SMCT pretende beneficiar cerca de 2.300 alunos da rede pública de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário