quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Homenagem à Bartolomeu na Bienal

Antes do pioneirismo histórico do aviador Santos Dumont, um outro brasileiro deu uma grande contribuição à história do país e da aviação com a criação do primeiro aeróstato operacional, há 300 anos. Este salto importante para a cultura nacional e científica foi dado por Bartolomeu de Gusmão, nascido em Santos-SP (1685) e falecido em 1724, em Toledo, Portugal. Sacerdote, cientista e inventor, ele é considerado o Pai do Balonismo e é um dos homenageados deste ano da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia.
Sua importância para nossa história e o impacto da criação para a ciência no mundo serão apresentadas na Bienal do Livro de Pernambuco 2009, desta sexta (dia 02) até o próximo dia 12, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Seccional Regional Pernambuco, em estande montado na saída do Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções. “Queremos desmistificar a imagem da ciência para o cotidiano da sociedade, através da cultura e de ações sócio-educativas. E a Bienal é um espaço que congrega pólos e o público-alvo para nossa meta”, destaca o secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Francisco Luiz dos Santos.
O espaço será movimentado com uma versão moderna de modelo desenvolvido pelo padre Bartolomeu de Gusmão, em 1709, em escala menor para conhecimento do público. O projeto do balão improvisado leva assinatura do historiador e artista olindense Ricardo Fernandes Barros Bezerra, que tentou sintetizar e trazer para nossa época a idéia do visionário sacerdote e cientista. Com uma cesta com capacidade para comportar duas crianças, o Balão da SNCT 2009 possibilitará pais e filhos fazerem um registro único em foto por monitores da SBPC/PE, que enviarão as imagens por e-mail aos visitantes.
Mas, a SBPC/PE ainda aproveita a Bienal do Livro para realizar outras atividades de divulgação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009, programa do Ministério da Ciência e Tecnologia da qual é responsável no Estado de Pernambuco, que acontece de 18 a 25 próximo. Entre essas outras ações está a difusão do livro digital para pesquisa, ressaltando sua acessibilidade com o uso das novas tecnologias. “Queremos ressaltar a presença cada vez mais latente da ciência e da tecnologia no dia-a-dia do indivíduo. Mas, também é nosso papel mostrar como associar a pesquisa com esta tecnologia, contribuindo para a criação da cultura científica e promovendo a consciência cidadã” , destaca Santos.

Para o secretário regional da SBPC/PE, o livro digital oferece vários benefícios e isso será mostrado num modelo da SBPC/PE, que possibilitará aos visitantes da feira acesso sincronizado à mesma página na web ao mesmo tempo. Com esta versão bibliográfica em multimedia, monitores mostrarão a forma correta de realizar pesquisas na internet por palavra chave, além de se integrar melhor nas novas tecnologias por meio de imagens em movimento e reprodução de sons. “Hoje, a biblioteca é o ‘mundo’ ou a web. E, por isso, nosso livro congregará uma vasta biblioteca científica para ajudar no processo de pesquisa dos visitantes da feira”, comenta Santos.

A Bienal acontece no pavilhão de eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, no Complexo Salgadinho. E integra as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009, que acontece entre os dias 18 a 25 de outubro próximo. Coordenado no estado pela Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/PE), o programa foi desenvolvida em 2004 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tendo como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia para o dia a dia do indivíduo, valorizando a criatividade, atitude científica e inovação para mobilizar da população, em especial crianças e jovens.

SNCT 2009 - Com o objetivo de promover e popularizar a ciência no Brasil, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) chega nesta sua sexta edição com uma série de atividades em Pernambuco. Sob a temática “Ciência no Brasil”, a comissão organizadora traz uma programação que envolve diversas ações e projetos relacionados, que são desenvolvidos por diversas entidades, mobilizadas e integradas nesta iniciativa na Região Metropolitana e em cidades do interior do Estado.

Durante oito dias, este trabalho será realizado com o apoio de cerca de 120 organizações e instituições parceiras, como o a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de Pernambuco, Espaço Ciência, Instituto de Pesquisa Agropecuária (IPA), Prefeitura de Caruaru, Instituto CEFET, Prefeitura do Recife, UFRPE, Instituto Oceanário, UFPE, PCR, UPE, CPRH, Fundaj, UPE, entre outros.

Cada parceiro do programa desenvolve atividades agendadas na página da SNCT 2009 (http://www.semanact.mct.gov.br/), que são realizadas em dias e horários programados em espaços variados. Toda ação integrada à programação envolve monitores e profissionais qualificados, que ainda contam com o acompanhamento de professores e pesquisadores das diversas entidades. “A atividade é desenvolvida de forma a despertar o interesse do público para o nosso objetivo maior que é formar uma consciência cidadã através da cultura científica”, ressalta Santos.

SERVIÇO:

VI SNCT na Bienal do Livro 2009

Quando: Desta sexta (dia 02) a ao dia 12 próximo

Onde: Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções – Complexo de Salgadinho, Olinda.

Horário: Das 10h às 22h

Nenhum comentário:

Postar um comentário