sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SNCT 2009 agita Olinda

A Cidade Monumento Nacional e Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade terá agenda movimentada entre os dias 20 a 23 próximo, na programação da sexta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009, organizada em Pernambuco pela SBPC/PE. A iniciativa é resultado de grande investimento da Prefeitura de Olinda que acaba de promulgar uma lei que instaura, em consonância com a SNCT, conforme calendário do Ministério de Ciência e Tecnologia, a realização da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (Lei n0 5657/ 2009), sancionada no último dia 21 de setembro.

Durante quatro dias, Olinda terá diversos pólos que mostrarão as grandes contribuições da ciência para o dia a dia do indivíduo, a importância dos cientistas pernambucanos para a cultura científica mundial e exemplos de trabalhos bem-sucedidos para o mundo de hoje. Essas atividades envolvem a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a Funeso (Fundação de Ensino Superior de Olinda), Aeso e Focca

A programação integrada à SNCT 2009 será realizada em alguns pontos específicos da cidade, como o Centro de Convenções, a Praça da Abolição (conhecida como Praça da Preguiça), Alto da Sé e na Av. Getúlio Vargas. Estão programadas palestras, mesas redondas, bancada pública de ciências, Feira do Conhecimento e exibição de vídeos sobre notáveis cientistas.

Para aproximar o público de alguns nomes de destaque da produção científica nacional, serão exibidos, de 20 a 23 próximo, filmes documentários sobre a vida e o trabalho de Milton Santos (geógrafo baiano, grande nome da renovação da Geografia do Brasil), Josué de Castro (médico e sociólogo pernambucano, que radiografou geograficamente a fome no país), Mário Scherenberg (físico e político pernambucano, que criou Laboratório de Estado Sólido da USP), Fritz Muller (naturalista e zoólogo de invertebrados, que foi um dos maiores colaboradores de Darwin) e Osvaldo Cruz (médico e bacteriologista, responsável pela implantação do primeiro grande programa de sanitarismo no Brasil).

Mas, esta exibição ainda contará a história e desvendará a obra de dois importantes personagens da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: os dois homenageados brasileiros do programa pela importância dos seus trabalhos para a ciência no país e no mundo. São eles Bartolomeu de Gusmão (padre e inventor paulista, que criou o primeiro aeróstato) e Carlos Chagas (medico sanitarista e bacteriologista mineiro, que lutou contra doenças infecciosas e descobriu a tripanossomíase americana), que ganham diversas homenagens, de 18 a 25 próximo, em meio a várias atividades que marcam a SNCT 2009.

No dia 20, muitas ações serão concentradas no Teatro Guararapes e no Centro de Convenções de Olinda, ambos no Complexo de Salgadinho. De manhã, Caravana da Ciência em parceria com entidades como o IFPE movimentarão o espaço do Centro. E na parte da tarde palestras encerram a programação do dia. Ao todo, serão contempladas cerca de duas mil crianças somente neste primeiro cronograma de atividades.

Uma Feira do Conhecimento, na Praça da Abolição, integrará diversas modalidades, incluindo trabalhos do Ciência Jovem com projetos de 100 escolas, que deve agregar mais de 400 alunos por cada período do dia (manhã e tarde). As experiências e pesquisas dos alunos poderão ser conferidas na local de manhã e à tarde do dia 21.

No dia 22, haverá oficinas sobre diversos assuntos como Taxidermia de Crustáceos, com Professora Ideíter Gomes do Departamento de Biologia da Funeso e Poliedros de Platão: Construções pelo professor Eduardo Costa do Departamento de Matemática. Mas, ainda serão realizadas palestras como “Fonoaudiologia e Educação” com Sandra Alencastro (Fonoaudiologia), “Empreendedorismo em Saúde” pelo SEBRAE-PE e “Aquecimento Global: Tecnologia é a solução” com Manoel Cavalcanti (Matemática e Biologia).

Já no dia 23 atividades na Cidade Alta movimentam o último dia da programação da SNCT 2009 em Olinda. Uma placa no Alto da Sé marca a presença de Charles Darwin, durante sua passagem por Pernambuco há mais de 400 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário