segunda-feira, 19 de outubro de 2009

IPA mostra mix de programas na SNCT 2009

Há seis anos, o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA é uma das entidades que vem se integrando à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, programa criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2004, para promover e popularizar estas áreas no Brasil. Nesta sexta edição do SNCT 2009, que acontece entre os dias 18 e 25 de Outubro próximo, o IPA promove o programa Portas Abertas, dos dias 20 a 22, na sua sede, localizada na Avenida General San Martin, 1371, no Bonji (próximo ao Regimento Dias Cardoso - Cavalaria).

“O Instituto Agronômico de Pernambuco tem alcançado um sucesso muito expressivo em participação do público externo, durante o período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. E, além do aumento do público, a cada ano temos contado, também, com a colaboração efetiva de profissionais que compõem seu estafe”, destaca uma das coordenadoras do programa, Liane Maria de Almeida Castro Maranhão. E, para manter esta motivação do público externo e interno, o IPA apresenta uma agenda movimentada com ações diferenciadas, gratuitas ao público, sendo algumas, contudo, com participação mediante agendamento prévio.

Nesta edição do SNCT Pernambuco, o Instituto promoverá cerca de 210 atividades que serão realizadas paralelamente todos os dias, entre 20 e 22 de Outubro próximo. O pólo terá 12 oficinas para 20 participantes cada, sendo sete sem certificados e cinco com certificação, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h, voltadas as áreas de biologia animal, agricultura, pescado, horta, inseminação, entre outros. Além de oficinas, serão realizados cinco minicursos por vários instrutores, para cerca de 210 participantes, com inscrição mediante a doação de 1Kg de alimento não perecível, sobre temas como produção de hortaliças, piscicultura marinha, manipulação de preparados de plantas medicinais, entre outros.

Também serão realizadas 22 exposições de tecnologias, produtos e serviços, nos quatro dias de Portas Abertas, sempre das 8h às 12h e das 14h às 17h, sobre produção, criação, análise, controle biológico e aproveitamento de resíduos, como criação de peixe em tanques-rede, produções de hortaliças e agroecológica, e criação de galinha caipira. E ainda estão previstas cerca de oito visitações assistidas à estandes, laboratórios e telados do IPA como o de fertilidade do solo, de produção de hortaliças em sistema hidropônico fechado e estação de tratamento d’água. “Nossas atividades sempre despertam grande atenção em virtude da carência de conhecimento nas áreas em que desenvolvemos trabalhos. Em 2008, por exemplo, recebemos em nossa instituição mais de 3000 alunos e 1200 participantes de diversas atividades profissionais durante a realização do evento”, destaca Maranhão.

Mas, um dos grandes destaques da programação do Instituto Agronômico de Pernambuco deste ano é a realização de 22 projetos de exposição e comercialização de tecnologias, produtos e serviços de programas desenvolvidos e apoiados pela entidade. Essa iniciativa estará disponível ao público todos os dias, sempre das 8h às 12h e das 14h às 17h, onde os visitantes poderão conferir produtos apícolas, artesanato produzido por agricultores e pescadores de base familiar, mudas e preparados de plantas medicinais e pescados produzidos por pescadores da Ilha de Deus. Em paralelo, serão realizadas apresentações artísticas e culturais como a peça “Minha amiga borboleta”, que mistura teatro de mamulengo com interpretação pessoal para revelar o universo do borboletário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário