segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SBPC/PE homenageia cientista da UFPE

Sob a temática Ciência no Brasil, a sexta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009 (SNCT) contará com diversas atividades desenvolvidas por cerca de 120 entidades em todo estado e será marcada por homenagens a diversos nomes importantes, responsáveis pela construção da história da ciência no país: Carlos Chagas e Bartolomeu de Gusmão, escolhidos como homenageados do ano pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Um nome integra este hall de homenageados, além desses dois grandes expoentes nacionais, falecidos respectivamente há 130 anos (Chagas) e 285 anos (Gusmão). Mas, o grande diferencial da edição da SNCT no Estado é que o trabalho de um cientista vivo será lembrado.


Durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFPE, será prestada homenagem a um pernambucano insigne. “A nossa proposta é tentar instaurar na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Pernambuco a cada ano uma nova cultura científica, prestigiando aqueles que ainda estão entre nós desenvolvendo um trabalho significativo para o enriquecimento da ciência”, diz o secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/PE), Francisco Luiz dos Santos.


Neste primeiro ano, o projeto “Cientistas em Ação” dará destaque ao professor Antonio Carlos Pavão, Físico e Químico da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, que leciona na instituição desde 1979 e já deu grande contribuição na área científica e acadêmica.


A homenagem será realizada na abertura da SNCT Pernambuco 2009, em Caruaru, e será refletida ainda no corredor científico cultural, no campus da Cidade Universitária, “O professor Antônio Pavão figura entre os grandes incentivadores para o desenvolvimento da cultura científica.


Além de ser fundador e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, ele integra ainda a direção do Espaço Ciência”, ressalta Santos.


Perfil - Professor Antonio Carlos Pavão - 52 anos, natural de Quintana, SP, Bacharel em Química (IQUSP-1973), Mestre em Físico-Química (IQUSP-1976) e Doutor em Ciências (IQUSP-1978), Professor (Adjunto 4) na UFPE desde 1979, lecionando disciplinas como Química Geral, História da Química e Tópicos Especiais de PG; Diretor do Espaço Ciência desde 1995; Membro
da Academia Pernambucana de Ciências; Chefe do DQF-UFPE (92-94), Coordenador de Graduação em Química UFPE (87-89); Sócio Fundador e Membro do primeiro Conselho da SBQ; Membro Fundador da ADUFEPE; Fundador e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência; Participação em organizações políticas como Liga Operária, PST e Convergência Socialista; Organizador de diversos eventos e congressos científicos locais, nacionais e internacionais; Orientador de monografias de Graduação, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário