segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Na SNCT 2009, Fiocruz PE abre portas

O Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), a Fiocruz Pernambuco, participará das comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá de 19 a 25 de outubro. No papel de produtor de CeT, a Fiocruz PE abrirá suas portas para receber alunos de cinco escolas das redes pública e privada, no dia 21. No dia anterior (20), estará presente ao pólo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro de Convenções, na Cidade Universitária.

Em estandes montados no estacionamento da Fiocruz PE, crianças e adolescentes terão a oportunidade de aprender sobre alguns temas de saúde, formas de enfrentamento e métodos de controle estudados na instituição. Na exposição “Filariose” eles conhecerão os vermes causadores da doença nas formas microscópica e adulta, e obterão informações sobre essa patologia existente, no Brasil, apenas nas cidades de Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes.

Em “Leishmaniose: Conhecer para combater” será exposto o parasita causador das duas diferentes formas desse agravo, a tegumentar e a visceral. Também será possível visualizar o inseto transmissor, o Lutzomya, e uma maquete retratando os ambientes incorporados no ciclo da doença. No estande da “Esquistossomose”, os visitantes verão os caramujos Biomphalaria, que são hospedeiros intermediários do parasita Schistosoma mansoni. Técnicos e pesquisadores estudiosos dessa patologia prepararam para o público a apresentação da peça de bonecos “Benedito e Jurema passeando no mundo dos vermes”, às 10h e às 15h. A estória aborda as parasitoses intestinais.

Já em “Os voadores”, os visitantes poderão ver os mosquitos transmissores da dengue (Aedes aegypti) e da filariose (Culex quinquefasciatus) nas fases larva, pupa e adulta, além de ver os ovos dos mosquitos em microscópio. Quem passar por essa exposição poderá testar seus conhecimentos sobre dengue num jogo eletrônico que estará disponível. No estande “100 anos da descoberta da doença de Chagas, os principais personagens dessa história estão aqui”, os participantes conhecerão o vetor de chagas, o barbeiro, e observarão, em microscópio, o parasita causador da patologia. O jogo “Sexo e amor: mitos, verdades e fantasias”, produzido pelo Museu da Vida/Fiocruz, estará disponível na exposição “DSTs/AIDS”.

Na Fiocruz PE, os estudantes saberão, ainda, como funciona um Laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB3), unidade de alta segurança onde são manipulados microorganismos perigosos para a saúde humana e dos quais é essencial proteger a população. No NB3 da instituição são feitas atividades científicas nas áreas de peste, hantaviroses e tuberculose. Para tornar esse conhecimento mais palpável, foi montada uma maquete reproduzindo os ambientes do laboratório.

Para o pólo da UFPE, no dia 20, o CPqAM levará as exposições da filariose e “Os voadores”, além de montar um estande institucional.

EXPOSIÇÃO ITINERANTE – Em comemoração ao centenário da descoberta da doença de Chagas, a Fiocruz Pernambuco trouxe ao Estado a exposição itinerante “Chagas do Brasil”. Composta por 12 painéis que narram este fato, a exposição, montada pela Casa de Oswaldo Cruz (COC) e pela Presidência da Fiocruz apenas com essas peças, foi ampliada, ganhando elementos interativos com o público, numa parceria com o Espaço Ciência e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Seção Pernambuco (SBPC/PE).

Numa casa de barro ou de taipa, como é mais conhecida essa habitação no Nordeste, os visitantes sairão à procura do agente transmissor da doença, o barbeiro. O objetivo é instruir a distingui-lo de outros percevejos e mostrar os ambientes da casa onde ele pode ser encontrado. No espaço que reproduz um “laboratório” será possível ver no microscópio o parasita Trypanosoma cruzi, conhecer o tratamento e saber como é o kit usado para diagnóstico.

Outra possibilidade para os visitantes será aprender sobre o ciclo da doença no homem e no vetor (barbeiro), por meio de um jogo de peças magnéticas. Para mostrar o que aprendeu sobre o assunto, eles poderão, também, participar de um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas.

A exposição “Chagas do Brasil” ficará no Espaço Ciência de 19 de outubro a 18 de dezembro. Depois será levada a outros municípios do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário