segunda-feira, 19 de outubro de 2009

UFPE vira corredor científico-cultural


Cinema, ciências, tecnologia, artes, cultura e conhecimento serão os focos da programação da Universidade Federal de Pernambuco na agenda da Semana Nacional de Ciência de Tecnologia, entre os dias 20 e 23 de Outubro próximo. Nesta sexta edição do programa, uma grande novidade será apresentada no Pólo da UFPE, que contará com atuações diretas de 15 centros e núcleos, numa ação direta da Pro-Reitoria de Extensão (PROEXT). “Nossa proposta é transformar a Universidade num grande corredor científico-cultural onde serão apresentadas atividades de vários segmentos diferentes da ciência, seja ela da área de Humanas, Letras, Sociais, Exatas, Engenharia, Biológicas e da Saúde”, destaca o professor Ivan Melo, diretor da Proext.


Este ano, o Pólo UFPE concentrará a maior programação de toda Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. Serão cerca de 120 atividades e projetos que podem ser cinferidos pelo corpo docente, público externo e populacão discente, no Centro de Artes de Comunicação (CAC), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Educação (CE), Centro de Informática (CIN), Colégio de Aplicação (CAP), Biblioteca Central (BC), Núcleo de Rádios e TV Universitárias (NTVRU), Núcleo de Hotelaria e Turismo (NHT), Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE), Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Conexões de Saberes, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz (AGGEU-FIOCRUZ) e Núcleo Ariano Suassuna - NASEB.


Com a coordenação de professores e pesquisadores dos 15 centros e núcleos participantes, o Corredor Científico-Cultural trará oficinas, mesas-redondas, exposições em banners, jogos educacionais, palestras, painéis, debates, feira científico-cultural, bancadas de ciências, apresentações teatrais e exibições de filmes. “Todas essas atividades serão concentradas nos centros do Campus que participam desta edição da Semana, mas ainda teremos algumas que estão programadas para o Teatro da UFPE e para o nosso Centro de Convenções, que será palco de exposições e ações sócio-educativas”, diz Melo.


Em termos de oficinas, por exemplo, a UFPE terá um leque variados, com abordagens em areas distintas como Saúde (“Conhecendo o DNA”), Exatas (“Oficina de Matemática”), Comunicação (Fotografia Pinhole), Artes (Máscaras), Educação (“Educação solidária para uma sociedade solidária”) e Literatura (Contadores de Histórias), que serão promovidas e realizadas pelo Centro de Ciências Biológicas, e o Naseb. As mesas-redondas terão enfoque em ciências contábeis e educação à distancias, desenvolvidas pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (“Sistema de Informação nas Ciências Contábeis e Atuariais”) e Centro de Educação (“Construção do conhecimento através do material impresso na EaD”), nos auditórios de cada.


Na programação terá cerca de 14 palestras, painéis e debates nas áreas de Ciências Biológicas, Tecnologia da Informação, Ciências Sociais Aplicadas, Artes e Comunicação que abordam biologia, biologia genética, serviço social, tecnologia, ciência política, entre outros que contemplarão o público no CCCB, NTI, CCSA e CAC, nos quatro dias de evento.


Mas, o grande destaque da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Pólo UFPE, são as atividades culturais: exposição, teatro, atividades lúdicas e filmes. Exposições com banners são uma das mostras que ganham espaço nesta edição, como a “A cadeira também é cultura”, a ser realizada no Centro de Artes e Comunicação, dia 20, das 8h às 18h. As atividades lúdicas, que acontecem no Hall do Centro de Convenções, serão desenvolvidas em quiosques diferenciados, como “Adivinhação” (Parteiras), “Pescaria” (Reis e Rainhas), “Tira a Sorte” (Almanaque), “Argola” (Cordel), “Tiro ao alvo” (Rabeca), “Jogo da Memória” (Máscara), ”Rabo da besta Bruzacã” (Ariano Suassuna).


Seguindo esta linha, o corredor científico cultura contará também com apresentação de vídeos com espaço para debates, promovido e coordenado pelo ainda Naseb: “O Auto da Compadecida” (direção George Jonas) com Carlos Newton Júnior, “O Senhor do Castelo” (Marcus Villar) com o próprio diretor e "O Vagabundo Faixa Preta" (Simião Martiniano) com Paula Santana. E para encerrar com chave de ouro a o escritor Ariano Suassuna realizará no dia 21 de outubro próximo, às 16h, uma de suas famosas aulas espetáculos, focada neste caso na temática da Astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário