terça-feira, 29 de setembro de 2009

Louis Jacques Brunet incrementa SNCT 2009

Em 1967, o visionário holandês Maurício de Nassau encomendou ao alemão George Marcgraf a criação do primeiro observatório das Américas, na capitania de Pernambuco. Este pintor, cartógrafo, aquarelista, astrônomo, naturalista e desenhista será destaque na programação do Museu Louis Jacques Brunet/ Erem Ginásio Pernambucano, entre os dias 19 a 25 próximos. “Dentro do tema da SNCT 2009 ‘Ciência no Brasil’, serão trabalhados acervos de Botânica e Zoologia do Museu para apresentar o trabalho de Georg Marcgraf, cientista natural da comitiva de Maurício de Nassau que deu grande contribuição à ciência e às artes, juntamente com Albert Eckhout e Franz post”, destaca a coordenadora do Museu, Ana Catarina.

Georg Marcgraf nasceu em Liebstad, na Alemanha (1610) e faleceu em Luanda, na Angola (1644). Ele estudou matemática, astronomia, medicina e botânica em diversas universidades. Em meados de 1630, integrou a expedição científica e militar de Maurício de Nassau, como ajudante do médico Willem Piso, chegando chega a Recife, em 1638, onde permaneceu até 1643. Nesse período, dedicou-se entre outras coisas a atividade científica, classificando plantas e animais, fazendo a descrição do clima, habitantes e idiomas brasileiros e estudando as estrelas do hemisfério sul. O conjunto de seu trabalho artístico pode ser conferido ainda hoje em obras raras como Historia Naturalis Brasilae (1648), obra realizada em parceria com seu mentor Willem Piso, e Theatrum Rerum Naturalium Brasiliae, produzido com Albert Eckhout, Zacharias Wagener e Caspar Schmalkalden. Macgraf ainda é reconhecido como autor dos minuciosos mapas constantes da obra de Gaspar Barléu.

E, em virtude de sua importância, o Museu Louis Jacques Brunet/ Erem Ginásio Pernambucano promove uma série de atividades que ressaltam suas realizações, com o apoio do Consulado Geral da República da Alemanha/ Recife, Instituto de Co-responsabilidade pela Educação e o Governo do Estado. Em Pauta na programação, estão exposições sobre o naturalista alemão no próprio museu e sobre as borboletas do Nordeste, numa parceria com a UFRPE, que pode ser conferida no Espaço Ciência. “Mostraremos também novos aspectos de dois alemães que descobriram os encantos de Pernambuco, trazendo elementos para despertar o interesse dos jovens em torno de temas ainda pouco explorados”, destaca Catarina.

Programação - Museu Louis Jacques Brunet

Dia(s): 19 a 25
Exposição - Museu Louis Jacques Brunet/ Ginásio Pernambucano
“Georg Marcgraf cientista natural da comitiva de Nassau”
Exposição - Museu Louis Jacques Brunet/ Espaço Ciência
Exposição de Borboletas do Nordeste (Parceria UFRPE)

Dia(s): 20 - 14h30min
Palestra - Erem Ginásio Pernambucano
“O Observatório de Marcgraf - O Primeiro Observatório Astronômico
do Hemisfério Sul e das Américas na Era Moderna (28/set/1639)”
Pierson Barreto (Arquiteto e Coordenador das atividades da Rede Marcgraf de
Astronomia – RMA/ Recife).
Auditório da Escola de Referência Ginásio Pernambucano.

Dia(s): 21 - 14h30min
Palestra - Erem Ginásio Pernambucano
Micologia. Horto Zoo -botânico do Palácio de Friburgo do Recife
Profa. Ubirany Ferreira da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Micologia.
Prof. Argus V. de Almeida - Horto Zoo-botânico do Palácio de Friburgo do Recife.
Auditório da Escola de Referência Ginásio Pernambucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário