quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ações diferenciadas marcam o encerramento da SNCT Pernambuco 2009


Diferente dos anos anteriores, a edição deste ano teve seu encerramento no dia 25 de outubro com ações especiais programadas nos horários da tarde e da noite: uma à tarde no Parque Dois Irmãos e outra no Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antonio. Em parceria com a Gerência do Parque, Silvana Silva, a primeira atividade foi voltada para a criançada e a outra foi direcionada para o público adulto.

Na agenda da tarde, contou-se com a participação da Caravana da Ciência e ainda foram realizadas atividades culturais desenvolvidas pela coordenação do Parque acompanhadas pelo Diretor executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECMA-PE), Anderson Gomes, a partir das 14h. Entre as ações envolvidas, teatro de mamulengos da Companhia Máscaras do Teatro, exposição da Cipoma e mostra fotográfica de animais em cativeiro e de vida livre existentes no Parque, do fotógrafo amador Silvino Pinto.

À noite, o encerramento no Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, teve a presença de autoridades como a como a Secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos; o diretor executivo da SECTMA, Anderson Gomes; o diretor do programa de Educação Integral, Paulo Dutra; o coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática em Escolas Públicas, Vicente Francisco; o coordenador da Caravana II – EAD/ UFRPE, Obionor Nóbrega; o Coordenador do Pólo Funeso/ Olinda, Clébio Marques; e a Coodenadora do EAD/ UFRPE, Marizete Santos.

Intitulada SBPC In Concert, a ocasião foi marcada por uma programação cultural, integrada ao projeto do Corredor Científico-Cultural criado pelo Pólo UFPE, sob os cuidados do Reitor Amaro Lins; a Pro-reitora de extensão, Solange Coutinho; e o diretor de extensão, Ivan Melo. A pauta contou em sua abertura com uma aula-espetáculo com o professor Walter Pessoa, da Escola de Referência Ageu Magalhães, que integra o Projeto Céu de Pernambuco: “20 minutos de matemática, física e astronomia”, onde o público pôde conferir uma análise interdisciplinar do conhecimento astronômico, entender a relevância das descobertas em Pernambuco, além de descobrir curiosidades sobre esta ciência.

Após a palestra, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco no Teatro Santa Isabel teve um momento cultural com um solo do maestro Givanildo Amâncio num recital de piano com repertório que variou de músicas clássicas a sucessos da Música Popular Brasileira (MPB). Em seguida, o músico contou com a participação especial da mezzo-soprano Kássia Lima, ex-aluna do Ginásio Pernambucano, que participou com um solo de Mozart. Em seguida, apresentou uma composição própria intitulada “Revolução Solar.

Durante o cerimonial, foi lembrado trabalho precioso da Olimpíada Brasileira de Matemática em Escola Públicas, pelo coordenado da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco 2009, Professor Francisco Luiz dos Santos (Secretário Regional da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência). E, com isso, o professor e coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática, Vicente Francisco, expressou seus agradecimentos pelo apoio da SBPC/PE para a divulgação da iniciativa que vem desenvolver e efetivar o estudo da matemática dentro e fora de sala de aula.

E, por fim, o Secretário Regional da SBPC/PE prestou homenagem ao Secretário de Educação do Estado e ao gerente Geral do Programa Integral de Educação, Paulo Dutra, pelo trabalho de aproximação dos estudantes de escolas públicas do Estado com a ciência. Este ano, 302 unidades de ensino da Região Metropolitana e interior participaram da iniciativa com atividades educativas e oportunidade de contato com o universo científico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário