quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Homenagem da Alepe à Notáveis Cientistas Pernambucanos ressalta trajetória de sucesso e conquistas do Estado


Diversas autoridades do Estado se reuniram em Grande Expediente, no Plenário da Assembléia Legislativa de Pernambuco – Alepe, no dia 23 de Outubro para homenagear três nomes de destaque para o cenário científico de Pernambuco, a partir de requerimento proposto pelo Deputado Estadual João Fernando Coutinho (PSB). A cerimônia congregou entre as diversas presenças a Secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Governo do Estado, Luciana Santos; o Secretário Regional da SBPC/PE, Francisco Luiz dos Santos; o presidente da Alepe, Deputado Guilherme Uchôa; e o presidente da Comissão de Mérito do Memorial dos Notáveis Cientistas, Professor Abraham Benzaquen Sicsú.

Tomando como base as determinações da Lei N0 13.176, de 27 de dezembro de 2006, a cerimônia teve como objetivo lembrar o importante papel de três expoentes da cultura científica do estado, dentro do projeto Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco, que acontece há três anos consecutivamente durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. ”Apesar das dificuldades, Pernambuco é um celeiro em vários sentidos e, inclusive, no campo do desenvolvimento científico e na luta pela popularização da ciência. Este é um dos papéis do Nordeste que tem atuado de forma pungente na produção do conhecimento da ciência, como vimos recentemente com estudos do bio-combustível, da energia solar e do pré-sal”, destacou a Secretária Luciana Santos.

No dia 23, a sessão foi aberta com palestra sobre o tema “Ciência em Pernambuco”, pelo professor Celso Pinto de Melo (Doutor em Física pela Universidade da Califórnia), que fez um registro da trajetória do estado no cenário nacional. E, em seguida, a comissão e autoridades convidadas homenagearam Luiz de Barros Freire, como representante da Área I – Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Josué Apolônio de Castro, na Área II – Ciências Humanas, Letras e Sociais; e Augusto Chaves Batista, na Área III – Ciências Biológicas e da Saúde.

Cada uma das personalidades lembradas desta edição na Plenária foi contemplada com uma placa de agradecimento pelo seu trabalho e grande contribuição entregue à familiares e representantes de entidades em seu nome como a entregue pelo Professor Abraham Benzaquen Sicsú para o médico Marcos Barros Freire Júnior, neto de Luiz de Barros Freire; do Professor José Guido de Araújo (UPE) à presidente do Centro Josué de Castro, Tereza Sales; e pelo Professor Zeferino Rocha (UNICAP) à Edilson de Barros Correia (Augusto Chaves Batista).

Durante a cerimônia, os familiares e os representantes puderam não só resgatar um pouco da história dos homenageados como também conhecer o retrato dos seus trabalhos através da literatura de cordel, produzida pelos cordelistas Edgar Diniz e Paulo Moura. A ação integrou uma iniciativa da SBPC/PE, parceira do projeto Memorial dos Notáveis Cientistas pernambucanos, com o objetivo de contribuir para o conhecimento do trabalho científico e da popularização da ciência através de ferramentas de domínio e maior acessibilidade ao público.

Foram distribuídos na saída da sessão do Plenário exemplares gratuitos dos cordéis, criados pelo poetas cordelistas e produzidos pela equipe de comunicação da SBPC/PE, voltados à história de Luiz de Barros Freire, Josué de Castro e Augusto Chaves Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário