terça-feira, 3 de novembro de 2009

Atividades diferenciadas marcaram participação do Espaço Ciência na programação da SNCT 2009


De 18 a 25 de Outubro, o Espaço Ciência foi um dos grandes destaques da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009 em Pernambuco. Durante oito dias, o Museu a céu aberto integrou uma ampla programação que começou no domingo (18) com participação na Caravana da Ciência, durante cerimônia de abertura em Caruaru. Mas, foi no próprio pólo que a entidade ganhou maior força, marcando presença com atividades diferenciadas como a exposição “Chagas do Brasil”, realizada a partir da segunda (19), em parceria com o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM)/ Fiocruz Pernambuco.

A mostra foi montada com um projeto de casa, criada pelo artista e historiador olindense Ricardo Fernandes Barros Bezerra, de acordo com retratos da pesquisa realizada naquela época pelo médico sanitarista, que resultou na descoberta do besouro transmissor da Doença de Chagas. E ainda foi composta por 12 painéis que narram a vida e a história da descoberta do cientista Carlos Chagas, através de material do acervo da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e da Fiocruz, além de elementos interativos do próprio Espaço Ciência e da SBPC/PE. “O objetivo é instruir e fazer os visitantes distinguir este inseto de outros percevejos e mostrar os ambientes da casa onde ele pode ser encontrado. Outra possibilidade é aprender sobre o ciclo da doença no homem e no vetor (barbeiro), por meio de um jogo de peças magnéticas”, destaca a Vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da FioCruz Pernambuco, Yara Gomes.

Na quarta-feira, dia 21, o Espaço Ciência reuniu autoridades e parceiros para celebrar seus 15 anos de existência. Entre as autoridades presentes, destaca-se a Secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos; o diretor executivo da SECTMA, Anderson Gomes; o diretor científico da Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco), Arnóbio Gama; a coordenadora da Diretoria de Ciência e Tecnologia da PCR, Gilca Sobral; o coordenador da Funeso, Clébio Marques; e o Secretário Regional da SBPC/PE, Francisco Luiz dos Santos. “É importante destacar que o Espaço Ciência é um dos resultados de maior importância no estado para a formação educacional de ciência em Pernambuco”, lembrou o físico e Secretário Regional da SBPC/PE, professor Francisco Luiz dos Santos.

Todos destacaram a importância do Espaço Ciência para a popularização da ciência e para a formação do conhecimento de tecnologia no Estado, em meio a uma programação repleta de atividades comemorativas como lançamento de foguetes, Show de Ciência, apresentações cientifico-culturais de grupos de extensão e apresentação de Banda Marcial da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco - EAMPE. “O trabalho do Espaço Ciência mostra que é possível trabalhar em prol de uma cultura científica para o conhecimento e para o desenvolvimento dos nossos jovens”, ressaltou a Secretária Luciana Santos.

E, na sexta-feira (dia 23), o Espaço Ciência apresentou resultado do projeto Ciência Jovem, considerada hoje a Maior Feira de Ciências do Nordeste. Esta foi uma amostragem de trabalhos realizados no complexo com o apoio de mais de 40 monitores, que ainda atendem um público de mais de 100 mil visitantes por ano. “Com esta iniciativa mostramos aqueles que fazem ciência hoje trabalhos de jovens que podem contribuir para o futuro dessa atividade”,destaca o diretor do Espaço Ciência, Professor Antonio Carlos Pavão.

Mas, no sábado (dia 24) e no domingo (25), as atividades do Espaço Ciência continuaram na forma de Ciência Móvel integrando a Caravana de Ciência I, que circulou em Palmares e no Parque de Dois Irmãos, onde movimentaram alguns dos seus 200 experimentos já desenvolvidos nas ações gerais do museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário