quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ariano Suassuna deu brilho ao corredor Científico-cultural da UFPE na SNCT Pernambuco 2009

De 20 a 23 de Outubro, a UFPE se transformou num grande Corredor científico cultural, durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, numa iniciativa da SBPC/PE e da Proext (Pro-Reitoria de extensão). Neste pólo, foram movimentados cerca de 15 centros e núcleos como o Centro de Artes de Comunicação (CAC), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Educação (CE), Centro de Informática (CIN), Colégio de Aplicação (CAP), Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz (AGGEU-FIOCRUZ) e Núcleo Ariano Suassuna - NASEB.

Numa iniciativa oportuna, uniu-se pela primeira vez o potencial científico com o know-how cultural da universidade para proporcionar uma agenda variada de atividades como exposição, oficinas, mesas-redondas, exibições de filmes e aula espetáculo de Ariano Suassuna. “A proposta do Corredor Científico-Cultural é elaborar o casamento da ciência-Cultura com cara nova, possibilitando o ressurgimento de projetos antigos como o Domingos no Campus. Com isso, durante ou depois de uma atividade artístico-cultural, haverá uma explicação ou abordagem sobre essas atividades numa perspectiva interdisciplinar”, destaca o Pro-reitor de Extensão, professor Ivan Melo.

Foram várias as atividades que movimentaram essa primeira experiência na UFPE: Bancada de ciência no Centro de Convenções com o apoio do CECINE, do CCB e do NASEB; Feira do Conhecimento no Colégio de Aplicação; e exposições com temas de saúde, como “Filariose” e “Leishmaniose: Conhecer para combater”, da Fiocruz PE.

Com o Corredor Científico-Cultural, a UFPE se torna um pólo permanente de fazer cultural, atraindo a atenção do público docente, discente e geral e congregando trabalho de personalidades convidadas. Nesta perspectiva, o pólo traz uma grande novidade: a primeira participação de artista de renome na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na quarta (dia 21), grande aula espetáculo com o escritor Ariano Suassuna marcou a idéia de estabelecer na UFPE esse novo conceito de interação prática. “Esta proposta é viável e importante para estimular a prática de ações interdisciplinares em espaço de utilidade pública na universidade”, pontua o secretário regional da SBPC/PE, Francisco Luiz dos Santos.

Com seu bom humor e sua visão única da arte e vida dos pernambucanos, o escritor brilhou em sua apresentação que contou com acompanhamento de grupo harmorial, coordenado pelo músico Antúlio Madureira e com a presença forte da cantora pernambucana Isaar França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário